Bateria da Nokia se recarrega sozinha!



Não é de hoje que o ser humano tenta desenvolver artefatos para diminuir o esforço de realização de algum processo. Este é o principal objetivo da maioria dos cientistas. Aliás, principal objetivo de muita gente em seus trabalhos.
Ou seja, sempre se desejou diminuir o gasto de energia no certo trabalho ou processo, tanto para a nossa comodidade quanto para nossa sobrevivência.
Pensando mais uma vez nisso, a Nokia promete acabar com a forma atual de se recarregar celulares, smartphones, notebooks... entre outros.

Não seria ótimo se a gente não precisasse mais gastar dinheiro recarrengando a bateria dos nossos celulares? Sem contar no benefício ecológico de algo assim!

Pois é isso que esta multinacional pretende, lançando uma bateria que se recarrega atravéz da variação da energia cinética!

Pra quem não lembra, energia cinética é a quantidade de trabalho deve ser realizado sobre um objeto para modificar a sua velocidade (seja a partir do repouso - velocidade zero - seja a partir de uma velocidade inicial).
Para um objeto de massa m a uma velocidade v a sua energia cinética, em um instante de tempo, é calculada como:


Veja abaixo um resumo da patente da Nokia:

Em um dispositivo de acordo com pelo menos algumas modalidades, a energia cinética resultante da aceleração de uma bateria de dispositivo é colhida por meio de elementos piezoelétricos que estão posicionados para receber as forças ao longo de vários eixos diferentes. De modo a aumentar a quantidade de forças sobre os elementos piezoeléctricos, induzindo a massa de tais forças é aumentada localizando os componentes mais pesados do dispositivo, dentro de um conjunto, que transfere força aos elementos piezoelétricos em resposta à movimentação do dispositivo e/ou rotação. Em algumas modalidades, a bateria do dispositivo pode estar contida dentro desse conjunto. Em outras ainda, um display, um teclado e/ou outros componentes do dispositivo podem estar contidos dentro desse conjunto de transferência de força (energia). Em resposta à movimentação e/ou rotação do dispositivo, as parcelas das forças induzidas pelas massas da bateria e/ou outros componentes do dispositivo são transferidos para os elementos piezoelétricos. Produção de energia elétrica por esses elementos piezoelétricos é recebido em um controlador de potência e pode ser aplicado para a bateria.

Clique aqui
para maiores informações.



A patente está feita, só é preciso esperar pelos primeiros protótipos para saber se eles conseguem desenvolver o que foi proposto.

Teóricamente é possível, mas será que é aplicável, tanto economicamente quanto politicamente?

0 Response to "Bateria da Nokia se recarrega sozinha!"

Postar um comentário